Pesquisar este blog

Mateus e Mamãe

Mateus e Mamãe
Fase Maravilhosa!

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Vida moderna e a inversão de papéis entre homens e mulheres

Na atualidade é muito comum observarmos, no parque, no mercado, na feira, a presença masculina. Hoje, homens empurram seus filhos no balanço, brincam com eles no cercadinho de areia, deitam no gramado, jogam bola. Homens com dezenas de sacolas caminham apressados pelas ruas, principalmente nos horários de almoço e saída de escolas. Homens puxam carrinhos na feira, escolhem os melhores legumes da temporada... Estes homens ocupam um cenário onde era mais comum a presença feminina.
Isto causaria estranheza aos olhos de meu pai, que acreditava na afirmativa de que: o homem é o responsável pela manutenção da casa. Ele saia bem cedo de casa e contava com o apoio e a dedicação da esposa, minha mãe, em casa com a família. Ela sim, mulher dedicada que cozinhava, lavava, passava, cuidava do lazer e educação dos filhos.
O mercado de trabalho, depois de grandes lutas femininas, abriu um grande leque de opções para as mulheres, facilitando o ingresso das mesmas em cargos que antes eram ocupados por homens. Essa inversão de papéis acontece em todo cenário brasileiro: na política, no trabalho informal e formal, no setor público e privado.
A vida moderna trouxe esta tendência que se reflete positivamente nas famílias brasileiras. E pensando nisto...Enquanto muitas de nós mulheres nos dedicamos a escrever esta redação, algum homem ( marido, companheiro, irmão...) cuida de nossos filhos e prepara nosso almoço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário