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Mateus e Mamãe

Mateus e Mamãe
Fase Maravilhosa!

domingo, 31 de janeiro de 2010

Educação pela expressão

Neste texto pretendo comentar sobre a arte como forma de conexão do homem com o mundo e a atividade artística na escola.
A arte começa com o despertar do ser humano para "sentir" o mundo que o rodeia. Esta atividade artística está presente no momento em que o homem se encontra frente a frente com o mundo, criando suas relações e interações com objetos e pessoas. Na criação deste espaço,o homem se desenvolve e cria sua identidade social. A arte na escola deve então, levar em conta tudo isso e deve se nortear pelo ensino-aprendizagem que valorize o desenvolvimento da linguagem da arte, como conhecimento e forma de criatividade. A arte na escola deve ser uma área de conhecimento desde a pré-escola.
O educador ao desenvolver seu trabalho artístico precisa de informação e conhecimento com dimensões sociais, saber desenvolver técnicas trabalhando a construção do conhecimento e pensamento. O trabalho deve envolver todos os sentidos, numa arte pela expressão corporal,visual,sonora e espacial.Trabalhar com música, pintura, desenho, palavra escrita, oralidade... Ouvir e falar com o corpo, ouvir e expressar com a emoção. Ouvir, falar e se expressar intelectualmente. Nesse processo do trabalho todas as lacunas vão sendo preenchidas com a imaginação, criatividade, participação e mediação.
Viver e conviver com arte,oportuniza espaços interativos e de alfabetização estética, um olhar, um sentir, um falar, um expressar-se envolvendo estética, ética, história, criticidade, história...
É renovar o olhar sobre o dia-a-dia numa releitura. É descrever, analisar, interpretar e julgar a arte visual, corporal e sonora. É provar, questionar, explorar o seu entorno. É sentir o mundo pelos sentidos e ter consciência dele e deles...
Não podemos esperar que todos fiquem interessados em atividades artísticas, contudo, todo ser humano deve ter a oportunidade de experimentar. Contagie seus alunos e bom trabalho.

"As inteligências dormem.
Inúteis são todas as tentativas de acordá-las
por meio da força e das ameaças.
As inteligências só entendem os argumentos do desejo:
elas são ferramentas e brinquedos do desejo.
A tarefa do professor:
mostrar a frutinha.
Comê-la diante dos olhos dos alunos.
Provocar fome.
Erotizaros olhos.
Fazê-los babar de desejo.
Acordar a inteligência adormecida.
Aí a cabeça fica grávida:
engorda com idéias.
E quando a cabeça engravida
não há nada que segure o corpo."
(Rubem Alves)

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