Pesquisar este blog

Mateus e Mamãe

Mateus e Mamãe
Fase Maravilhosa!

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Depoimento - O amor faz a diferença

Neste texto pretendo relatar minha experiência na alfabetização, desde minha infância e meu contato com o mundo letrado. Minha alfabetizadora foi a minha mãe,com ela ouvi as primeiras histórias, participei de suas criações interagindo com este mundo mágico da oralidade. Com ela conheci as letras e tracei, com segurança e significação, minhas primeiras palavras. Com meus dois irmãos mais velhos, troquei informações, fiz novas descobertas e aprendi mais. Mas, em que momentos e espaços aprendi a ler? Nos momentos em que minha mãe acompanhava as atividades de casa de meus irmãos, na minha casa, no espaço que eu conhecia, me sentia feliz e segura... Num espaço em que eu podia explorar, experimentar, deliciar de brincadeiras e inventar, criar e ter a quem contar e com quem contar. Lembro-me que mais tarde quando fui para a escola ,me deliciava com as tarefas de casa... Minha irmã, sempre muito criativa fazia as propostas mais legais e assim brincávamos de Jornal Nacional. Cada repórter lia a sua matéria.. Enquanto eu estudava Ciências, ela estuda história e os meus dois irmãos liam um texto, e até Matemática... Era muito legal e divertido e tudo tinha sentido especial... Gostinho de coisa nova , de sabor compartilhado, construído com cumplicidade, com prazer, como proposta não imposta...
Relato isto hoje, a partir de um momento de avaliação e reflexão do ano que acabou... Me indaguei sobre minhas ações e levantei tudo aquilo que foi positivo , levei em conta não só o campo profissional, e sim em toda a minha experiência nas esferas sociais da qual faço parte.
Por que escrever sobre isto?
Por que desde pequena pude vislumbrar as oportunidades que a vida me ofereceu e continua me oferecendo... E é isto o caso, o fato , o XYZ da questão... Chupar o limão e fazer uma limonada... aproveitando até a casca para dar novo sabor a um bolo e usar as sementes para criar uma nova planta, com isso, vários limões terão que ser colhidos e continuaremos o ciclo...Este limão poderá azedar... ou amargar, isso dependerá  de cada ação individualizada : se a oportunidade certa passar e você não perceber, já era!!!
A vida é mágica e somos eternos aprendizes neste quesito...
Hoje, tenho cartola, luvas, varinha mágica, vassoura, caldeirão... Mas principalmente... Tenho AMOR!!! Recebi e recebo AMOR!!! E isso faz diferença na vida de qualquer pessoa!!!
AME !!! AME !!! AME muito sem medida! E mesmo assim terás a sensação que amou pouco... mas, não deixe de AMAR!!!

Um comentário:

  1. Olá Andréia!
    O amor faz a grande diferença na vida de todos.
    Lindo relato!
    Prazer em estar aqui!
    Convido para que leia e comente meu “Articulista Psicografado” no http://jefhcardoso.blogspot.com/
    “Que a escrita me sirva como arma contra o silêncio em vida, pois terei a morte inteira para silenciar um dia” (Jefhcardoso)

    ResponderExcluir